Umami

O Umami é um dos 5 gostos básicos que o paladar humano é capaz de perceber.

Sentimos os gostos doce, salgado, azedo ou ácido e amargo, além do Umami, reconhecido cientificamente como o 5º gosto básico12.

A palavra Umami significa "saboroso", em japonês. O termo foi escolhido pelo professor e cientista japonês Kikunae Ikeda para batizar sua importante descoberta, resultado de estudos realizados com o caldo dashi3.

Sentimos o gosto Umami quando experimentamos alimentos ricos no aminoácido glutamato e em alguns nucleotídeos, especialmente o inosinato e o guanilato. Estes compostos são conhecidos como substâncias Umami4 e resultam na percepção do 5º gosto básico. É um gosto muito comum em alimentos como tomates maduros, cogumelos, queijos, carnes, entre outros.

Além disso, o gosto Umami é um dos principais responsáveis pela riqueza e harmonia do sabor de vários alimentos. Isso se deve ao fato dele combinar com os aromas dos componentes dos alimentos (especiarias, vegetais, carnes, etc.). Como resultado, temos sabores agradáveis, ricos e harmônicos5. Assim, o gosto Umami realça o sabor global e é fundamental para a aceitação sensorial dos alimentos6.

Umami
Doce Salgado Azedo Amargo