Textura

O que é textura?

A textura é um conjunto das propriedades mecânicas da superfície e da forma geométrica dos alimentos. Estas características são percebidas pelos nossos receptores tácteis e auditivos.

Existem várias definições técnicas para a textura, mas todos os autores concordam que ela é um importante fator para a aceitação sensorial dos alimentos.

Além de visualmente atraentes, saborosos e saudáveis, os alimentos precisam oferecer uma textura adequada às expectativas dos consumidores.

Além do apelo sensorial para o consumidor, uma textura adequada é fundamental para evitar desperdícios em alguns segmentos da indústria. Por exemplo, produtos cárneos fatiados (como presunto e mortadelas) com baixa firmeza e pouca elasticidade podem gerar fatias quebradiças, aumentando a perda durante o fatiamento.

Interessado em melhorar a textura dos seus produtos? Clique aqui e saiba como!

Textura

Você sabia?

A alimentação é uma experiência multi-sensorial em que usamos os nossos 5 sentidos:

- visão: nos permite avaliar a aparência dos alimentos

- paladar: essencial para a percepção dos gostos básicos dos alimentos (doce, salgado, azedo, amargo e Umami)

- olfato: fundamental para sentirmos os aromas e odores característicos dos alimentos. Além disso, o olfato é um sentido necessário para percebermos o sabor (resultado da combinação entre paladar e olfato)

- tato: sentido é importante para percepção da temperatura, textura e consistência dos alimentos

- audição: também relacionado à percepção da textura, principalmente em alimentos mais firmes (ex: biscoitos crocantes e algumas frutas), cuja mastigação produz sons característicos que permitem avaliar se a textura está agradável ou não.